A obesidade é encarada atualmente como um problema de saúde publica mundial. Estima-se que no Brasil, aproximadamente 50 a 60% da população esteja acima do peso e, cerca de 20% e, em algumas regiões, até 30% sejam obesos. É uma doença que possui uma enorme contribuição no desfecho desfavorável de outras patologias e atualmente sabe-se da sua grande relação com doenças cardiovasculares e pulmonares, problemas osteoarticulares e ate mesmo neoplasias do aparelho digestivo.

O problema possui um enorme potencial para consumir uma grande proporção dos recursos mundiais em saúde, principalmente por sua prevalência e incidência permanecerem constantes ao longo dos últimos anos.

A abordagem terapêutica da obesidade sofreu um grande impacto nas últimas décadas, e atualmente passamos a contar com um grande arsenal terapêutico que envolve medicações, mudanças de estilo de vida, orientação nutricional e desenvolvimento de técnicas cirúrgicas eficazes na redução do peso, especialmente nos casos mais graves.

É recomendado que todos os pacientes com dificuldade no controle do peso, principalmente aqueles com quadros mais graves de obesidade sejam encaminhados a um tratamento multiprofissional, que inclui cirurgiões do aparelho digestivo, endocrinologistas, nutricionistas, psicólogos dentre outros.
O paciente obeso não está sozinho nessa batalha. Estamos prontos a acolhe-lo e ajuda-lo. Procure orientação de especialistas, se informe, se cuide!